Urânia realiza XIII Conferência da Assistência Social – Prefeitura Municipal de Urânia

Urânia realiza XIII Conferência da Assistência Social

Aconteceu nesta quarta-feira, dia 17, a XIII Conferência da Assistência Social, que tratou do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O evento foi realizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social e com o Centro de Referência da Assistência Social (Cras).

O tema da Conferência foi “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”. O Palestrante, o Assistente Social Flavio Correia, tratou de importantes assuntos para a rede de assistência social, tais como financiamento, controle social, articulação entre os segmentos, programas e projetos sociais, benefício e transferência de renda.

Segundo a Presidente do CMAS, a psicóloga Andréa Rosa Rossini Domingues, é importante saber que “não há trabalho isolado, é na união e na parceria que nos fortalecemos enquanto rede de proteção e de direitos”. Ela completou dizendo que “queremos um SUAS mais integrativo em suas ações e em sua equipe, queremos, efetivamente, um trabalho em rede, formando uma parceria forte e produtiva”.

Para a Secretária Municipal de Assistência Social, Jaqueline Aparecida de Oliveira, “as Conferências Municipais são fundamentais para avaliar e concretizar os avanços conquistados na política de assistência social, bem como para ampliar a consolidação da Democracia no Brasil, com efetiva participação e proteção social”.

De acordo com a Coordenadora Municipal de Assistência Social, Izenir Lima, “a Conferência municipal tem por objetivo avaliar cada eixo apresentado e propor ações com o intuito de qualificar e adequar o SUAS às necessidades da população”. Ainda segundo a Coordenadora, o tema abordado provoca a reflexão acerca do financiamento, controle e participação social. “A etapa municipal é a primeira de um ciclo que culmina com a realização da conferência nacional em dezembro de 2023.

O Prefeito Marcio Arjol se fez representando, enfatizando que as conferências municipais são de suma importância para os municípios, criam espaços para toda população juntamente com o poder público, visando criar propostas para fortalecer as políticas públicas de Assistência Social.

Durante a Conferência, foram eleitos os delegados para representar Urânia na Conferência Estadual. Do Poder Público, a titular eleita foi Cristina de Fátima Felipe Poli, ficando como suplente Hérica Lariane Ferreira Oliveira. Da sociedade civil, a titular eleita foi Sônia Alves Vaz, tendo como suplente Jaqueline Aparecida de Oliveira. Também estiveram presentes na Conferência Jessica de Souza Santana, representando o gabinete do Prefeito; o vereador e conselheiro tutelar Rodrigo de Oliveira Mota, representando a Câmara; Dorival Batista de Oliveira, Sonia Alves Vaz e Adélia Maria Pereira, representantes dos programas e projetos sociais, oficinas de serviços de convivência e entidades.