Semana Nacional de Trânsito e Mobilidade é realizada com excelência em Urânia

 Semana Nacional de Trânsito e Mobilidade é realizada com excelência em Urânia

A Prefeitura de Urânia junto ao Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) com apoio da Polícia Militar, Centro de Formação de Condutores (CFC FÓRMULA 1), Sistema Oliver Corretora de Seguros e Guincho Oliveira realizaram na última semana um cronograma especial com atividades em alusão à Semana Nacional de Trânsito e Mobilidade 2021.

As ações iniciaram na segunda-feira, 20, nas escolas municipais Emei “Martha Laiz Ferrari Biason” e Emeif “Pinguinho de Gente”, com atividades educativas através de apresentações musicais, poesias e teatral.

Segundo a secretária Municipal de Educação, Elaine Cristina Pereira, a ação colabora para que os alunos desenvolvam valores essenciais a convivência socialmente justa por meio da educação e do ensino para o trânsito. “Cada unidade escolar desenvolveu uma linguagem voltada para os respectivos segmentos, ações de identificação da educação no trânsito, como, fator de segurança pessoal e coletiva; saber reconhecer e interpretar as principais formas de sinalização e valorizar virtudes importantes na vida em sociedade como paciência, tolerância e responsabilidade”, enfatizou Elaine.

OUTRAS ATIVIDADES

Outras atividades integraram o cronograma da Semana Nacional de Trânsito e Mobilidade, entre elas, o Pedágio Educativo, no cruzamento das vias, Avenida Brasil com Avenida Presidente Kennedy. A ação foi realizada na terça-feira, 21. Quem passou pelo local recebeu orientações importantes sobre as regras de trânsito, sinalização, além de materiais orientativos. Estiveram presentes a equipe do Detran de Fernandópolis, policiais do 16º Batalhão da Polícia Militar de Fernandópolis, além das equipes de Urânia.

Para a oficial Administrativo da unidade Detran Urânia, Angélica Costa, esta ação em específico superou as expectativas. “Todas as atividades foram relevantes para o sucesso, mas aproveito para ressaltar a importância da realização deste pedágio. Motoristas, ciclistas e pedestres tiveram a oportunidade de aprender ainda mais para um trânsito seguro”, afirmou Angélica.

Na quarta-feira, 22, logo pela manhã, a equipe do Detran.SP e do Centro de Formação de Condutores do município levaram informações sobre a educação no trânsito aos alunos das escolas estaduais E.E. “Profª Elide Apparecida Carlos” e E.E. “José Teixeira do Amaral”.

Para a diretora da Superintendência Regional do Detran de Fernandópolis, Andréia Pérez Macho de Oliveira, as palestras com as crianças também apresentam resultados positivos. “Eles participam, fazem perguntas, dão exemplos, depois vão para casa e multiplicam as informações junto aos pais. Buscamos interagir de forma simples e bem ilustrativa para que facilite o aprendizado sobre o trânsito. É preciso trabalhar a conscientização e a educação para o trânsito desde cedo”, explicou Andréia.

Segundo a instrutora do Centro de Formação de Condutores do município, Marciani Iglesia Trabuco Prajo, esse trabalho ajuda a formar cidadãos mais responsáveis com o trânsito. “Esses encontros jamais serão esquecidos. Os olhares de admiração deles para nós palestrantes e aos policiais militares são contagiantes. Esse trabalho ajuda a formar cidadãos mais responsáveis com o trânsito, afinal, eles já fazem parte do trânsito, pois atualmente são ciclistas e pedestres, mas no futuro serão motoristas e motociclistas”, afirmou Marciani.

Durante toda semana, ficou exposto na praça da Igreja Nossa Senhora de Fátima de Urânia, um carro que se envolveu em um acidente para representar o que pode acontecer na vida das pessoas quando forem imprudentes no trânsito. A iniciativa foi uma parceria da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Planejamento e Trânsito, junto as empresas Sistema Oliver Corretora de Seguros e Oliveira Guincho.

Segundo o secretário Municipal de Serviços Públicos, Planejamento e Trânsito, Marcos Alexandre de Oliveira, todas as parcerias e apoios foram de grande importância para o sucesso das atividades. “A nossa finalidade era chamar a atenção da população e conseguimos realizar as atividades com excelência. Crianças, jovens e adultos receberam orientações sobre o trânsito, esperamos que a população coloque em prática e contribua para um trânsito melhor”, finalizou o secretário.

Posts Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *