Prefeitura entrega PEVs de logística reversa nas escolas – Prefeitura Municipal de Urânia

Prefeitura entrega PEVs de logística reversa nas escolas

A Prefeitura de Urânia, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, entregou nas escolas Pontos de Entrega Voluntária (PEV) de logística reversa. A entrega ocorreu entre os dias 29 de agosto de 1 de setembro e abrangeu todas as escolas públicas do município.

As escolas EE “Akio Satoru”, EE “José Teixeira do Amaral”, EE “Élide Apparecida Carlos”, EMEIF “Pinguinho de Gente” e EMEI “Martha Laiz Biason” receberam PEV para óleo, que deverá ser descartados em garrafas pet. O “Akio” também recebeu PEV para pilhas e bateria e, a “Teixeira”, para eletrônicos.

Logística reversa é um sistema em três etapas (coleta, triagem e destinação final) que permite o retorno dos produtos e embalagens após o uso pelo consumidor para o ciclo produtivo, com a possibilidade de reutilização, reciclagem ou ter outras formas de destinação final ambientalmente adequados.

De acordo com Anderson Chapichi, secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, esta medida tem como objetivo promover a consciência ambiental dos estudantes. “O descarte correto do lixo permite a reciclagem de materiais e evita a contaminação do solo e da água”, informa Chapichi.

“Além disso, melhora a economia, já que a o material é recolhido por uma cooperativa, que gera empregos com a reciclagem”, complementa o secretário. A Cooperativa Regional Solidária de Catadores de Resíduos Sólidos (Coopersol) faz a coleta seletiva em Urânia e também recolherá os recicláveis depositados nos PEVs entregues nas escolas.