Pesquisa da Fatec revela resultado positivo da 31ª Festa do Peão de Urânia – Prefeitura Municipal de Urânia

Pesquisa da Fatec revela resultado positivo da 31ª Festa do Peão de Urânia

Durante a 31ª Festa do Peão de Urânia e a 18ª Feira Industrial, Comercial e Agrícola de Urânia (Ficau), uma equipe da Faculdade de Tecnologia Professor José Camargo (Fatec Jales), por meio do Centro Regional de Inovação e Empreendedorismo (CRIE), realizou pesquisa de opinião com o público da festa e com os comerciantes do município e ambas revelaram que as festividades pelos 73 anos de Urânia foram um sucesso.

Quanto à 31ª Festa e à 18ª Ficau, 96% do público classificou-as como boas ou ótimas, e o grau de satisfação com os shows chegou a 94%. Dos participantes da festa, 36% são do município, mas, em 2023, a festa de Urânia atrai pessoas de mais cidades na comparação com o ano anterior (visitantes de 23 cidades diferente em 2023 enquanto, em 2022, o público de fora veio de 18 cidades diferentes). Além disso, 100% dos entrevistados disse que a Festa de Peão de Urânia para um amigo.

A pesquisa também questionou o público sobre o Turismo Rural em Urânia, revelando que 85% das pessoas presentes já conhecem (36% conhece muito bem, 34% conhece mais ou menos e 15% já ouviu falar sobre). O mesmo percentual diz que o Turismo Rural é importante ou muito importante para Urânia. Quando se trata dos uranienses, a pesquisa destaca que todos já sabem do Turismo Rural.

Em relação ao comércio, a pesquisa realizada junto aos empresários nos dias 15 e 16 de junho apontou que, para 44% deles, o faturamento aumentou em decorrência da festa e, para 47% dos comerciantes, o período de três dias de festividades em 2023 foi melhor do que em 2022.

De acordo com o prefeito, Márcio Arjol, os resultados da pesquisa confirmam que a Festa do Peão de Urânia e a FICAU fomentam a economia local. “A expectativa pela festa já movimenta o comércio, as pessoas já compram roupas e calçados pensando na feira, no rodeio e nos shows. A Ficau permite o fechamento de muitos negócios e a Festa do Peão traz milhares de pessoas para Urânia durante três dias, movimentando a cidade, movimentando a economia. Esta importante pesquisa realizada pela Fatec mostra que Urânia colhe frutos no curto e no longo prazo”, afirmou o prefeito.

Os resultados das pesquisas foram entregues ao prefeito Márcio Arjol na sexta-feira (7), pela professora Adriana Colombo, pela da professora Marinalva Boldrin, pelo coordenador do curso de Gestão Empresarial e professor Vitor Paulo Boldrin e pelo professor Sileno Ortin.