INÍCIO DA COLETA SELETIVA NO MUNICÍPIO DE URÂNIA – Prefeitura Municipal de Urânia

INÍCIO DA COLETA SELETIVA NO MUNICÍPIO DE URÂNIA

A coleta seletiva é uma prática essencial para garantir a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade das cidades. No município de Urânia, a implementação da coleta seletiva tem sido uma prioridade nos últimos anos, com a finalidade de conscientizar a população sobre a importância da separação dos resíduos e promover a destinação adequada dos materiais recicláveis.

A coleta seletiva em Urânia será realizada na modalidade “porta a porta” de forma que os moradores que separam os materiais recicláveis em suas residências e os colocam em sacolas separadas do lixo comum.  A coleta será realizada em todos os bairros da cidade, com caminhão especializado que passa nas residências dos moradores.

A coleta será feita uma vez por semana e os materiais serão encaminhados para a Cooperativa Regional Solidária de Catadores de Resíduos Sólidos, que é uma Cooperativa especializada para realizar a coleta em toda a cidade, incluindo os bairros mais afastados.

Além disso, a Prefeitura Municipal também investe em campanhas de conscientização da população sobre a importância da separação dos resíduos e da destinação correta dos materiais recicláveis. Estão sendo realizadas palestras em escolas, e conscientização através das mídias sociais.

Após 72 anos de história o município de Urânia adere à coleta seletiva.  Os impactos são positivos para o meio ambiente, para a saúde e economia dos munícipes, além de reduzir  a quantidade de resíduos que são destinados para o aterro sanitário.

Em resumo, a implementação da coleta seletiva em Urânia é um exemplo de como é possível promover a sustentabilidade nas cidades através da conscientização da população e do investimento em políticas públicas eficientes. Com a participação de todos, podemos garantir um futuro mais sustentável e preservar o meio ambiente para as gerações futuras.

Poderão ser destinados para a coleta seletiva:

PAPEL: jornais, revistas, cadernos, caixas e embalagens.

PLÁSTICO: garrafa pet, embalagens de plástico em geral.

METAL: lata de alumínio e de metal (tipo conserva), tampa de garrafa, materiais de aço em geral, clips e grampos.

VIDRO: copos, garrafas, potes, perfumes, desinfetantes, materiais de vidro.

Toda segunda-feira

Em todos os bairros da cidade

Horário das 06:00h ás  18::00h

Como colaborar: Separe seu lixo orgânico

Lixo Reciclável: Papéis, Plásticos, Metais e Vidros.