Cras de Urânia realiza atividades remotas aos usuários do Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculos – Prefeitura Municipal de Urânia

A Assistência Social de Urânia, através do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), realiza neste mês de junho atividades remotas envolvendo três temas, Meio Ambiente, Trabalho Infantil e Combate as Drogas.

Segundo a orientadora Social, Vanessa Ferreira da Silva, os temas são abordados e discutidos com os assistidos que participam dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e divulgados através das redes sociais do Cras. “Nesta semana estamos recebendo um excelente feedback sobre a atividade desenvolvida com os participantes dos grupos envolvendo o tema meio ambiente, como a plantação das mudas doadas pela Sabesp. Iniciamos ainda, atividades com o tema trabalho infantil, em alusão ao dia 12 de junho, Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. A ideia é envolver as crianças das oficinas em uma atividade lúdica, com pintura e diversão, que elas terão de criar até o dia 31 de junho, um desenho com o tema abordado, e assim, após divulgar nas redes sociais do Cras, a foto do desenho mais curtida no Facebook, será a eleita como a finalista da atividade. Estamos preparando também uma atividade especial voltada a conscientização no combate as drogas para o final do mês”, revelou a orientadora.

Com o tema da Campanha “Criança não trabalha, criança brinca”, a equipe do Cras leva informações aos grupos com a ideia de sensibilizar a comunidade que o trabalho infantil ameaça o desenvolvimento físico, mental, moral e social da criança, além de que o trabalho infantil é a porta de entrada para as demais violações de direitos de crianças e adolescentes. De acordo com o Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente Trabalhador, o trabalho infantil é aquele ligado às atividades econômicas e ou atividades de sobrevivência que são exercidas em período integral durante muitas horas, que impeçam o acesso à educação ou até mesmo que comprometa a dignidade e autoestima da criança.

Para a coordenadora do Cras, Silvana Kamimura, temas como este devem ser esclarecidos a toda família assistida. “Com a informação repassada aos pais ou responsáveis e também as crianças e adolescentes das famílias que participam dos grupos, acreditamos que dúvidas são esclarecidas, e que o assunto o faça despertar a reflexão sobre as consequências do trabalho infantil”, informou Silvana.

A secretária Municipal da Assistência Social, Jaqueline Oliveira reconhece que o trabalho desenvolvido pela equipe do Cras vem de encontro com a realidade do momento. “Com a pandemia, é importante reforçar a temática, sendo uma forma de minimizar os danos e assim orientar as famílias sobre os riscos do trabalho infantil”, enalteceu a Jaqueline.

O SCFV é ofertado de forma complementar ao trabalho social, com a intenção de buscar a intervenção social planejada, de forma a prevenir e proteger os usuários de risco e violações de direitos, por meio do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.