Borboletário completa 1 ano com mais de 20 mil visitantes atendidos – Prefeitura Municipal de Urânia

Borboletário completa 1 ano com mais de 20 mil visitantes atendidos

Domingo, dia 3 de dezembro, marca o primeiro ano de existência do Borboletário Municipal, ponto turístico de visitação gratuita em Urânia que já recebeu e encantou mais de 20 mil visitantes. O Borboletário, que fica na Praça do Turista, inaugurada na mesma data, é o primeiro da Região Noroeste Paulista do Estado de São Paulo, e conta com várias espécies de borboletas, onde os visitantes têm a possibilidade de conhecer as fases de vida das borboletas, além de registrar belas fotos.

Do lado de fora do Borboletário, o turista tem acesso a um espaço criado para acolhimento com praça temática, balanço personalizado no formato de borboleta, chafariz, jardinagem e bancos. Há também a Social Tur, uma loja, de responsabilidade do Fundo Social de Solidariedade, onde o turista encontra lembranças do turismo em Urânia.

“O Borboletário é mais um projeto bem sucedido do Governo Municipal”, afirma Anderson Chapichi, presidente do Conselho Municipal do Turismo (COMTUR). “Já recebemos mais de 20 mil visitantes, entre agendados e esporádicos, e todos ficam encantados com a experiência proporcionada pelo Borboletário Municipal”, conclui.

Ideia nasceu em 2020
O Borboletário completa 1 ano em 3 de dezembro de 2023, mas o projeto surgiu em 2020, quando a arquiteta uraniense Carolina Braga apresentou seu trabalho de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao prefeito Márcio Arjol.

“Nos orgulhamos muito da função que cumprem a Praça do Turista e o Borboletário Municipal, proporcionando acolhimento e encantamento aos turistas que visitam Urânia”, diz Márcio Arjol, prefeito Municipal. “A ideia nasceu em 2020, em 2021 anunciamos o projeto, e, hoje, Urânia colhe os frutos sendo referência regional no turismo rural e no turismo de experiência”, acrescenta.

Além de encantar os visitantes, o Borboletário também fortalece a economia da cidade, já que os turistas permanecerem mais tempo no município para visitar os demais pontos turísticos, utilizando-se de hotéis, pousadas, restaurantes e demais serviços oferecidos.

A Praça do Turista foi construída com recurso encaminhado pelo Governo do Estado, por meio de indicação da deputada Estadual Analice Fernandes. O Borboletário Municipal foi construído em parceria com a empresa H.B Nutrição Animal.

Agendamento
Para conhecer o local, a visitação é gratuita, porém, é necessário o agendamento prévio através do site https://borboletariodeurania.com.br/.

QUARTA-FEIRA: 09h às 11h – 13h às 16h
QUINTA-FEIRA: 09h às 11h – 13h às 16h