Urânia receberá Carreta do Hospital de Câncer de Barretos – Prefeitura Municipal de Urânia

Urânia receberá Carreta do Hospital de Câncer de Barretos

Agendamentos de exames já podem ser feitos nas Unidades Básicas de Saúde

A carreta da Unidade Móvel de Prevenção do Hospital de Câncer de Barretos estará na cidade de Urânia, de 13 a 30 de março, para realizar exames gratuitos (digitais) de mamografia. As mulheres interessadas em receber o benefício devem procurar o Posto de Saúde (Postão) e as ESF’s  até o dia 1º de março para agendar o atendimento.

Para a realização dos exames, as mulheres precisam atender alguns pré-requisitos, como ter entre 40 a 69 anos, além de apresentar em uma UBS, o xérox do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) atualizado, do Cadastro de Pessoa Física (CPF), da cédula de identidade (RG) e do comprovante de endereço.

A carreta do Hospital do Câncer de Barretos, que percorre o Brasil fazendo mamografias, ficará estacionada em frente ao Postão. Oferecerá exames importantes como a mamografia para identificar o câncer de mama e também o papanicolau que previne o câncer de colo de útero. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 90% dos pacientes são curados quando a doença é diagnosticada no início.

De acordo com a secretária de saúde, Alessandra Marin, a  carreta possui equipamentos de alta tecnologia e conta com uma equipe capacitada para atender as mulheres. Além dos profissionais da carreta, funcionárias da atenção básica, assim como a secretaria de saúde estarão dando suporte na recepção das pacientes.

O município receberá a Carreta do Hospital do Câncer de Barretos graças à uma parceria entre o hospital e a prefeitura, através da Secretaria de Saúde – que assumiram o compromisso de fornecer toda a estrutura necessária para que o atendimento seja realizado na cidade.