PREFEITURA REALIZA PALESTRA PARA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O “MAIO LARANJA”
Na manhã de quarta-feira (22), a Prefeitura Municipal de Urânia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), promoveu evento, realizado no Centro Comunitário “Luiz Fazzio”, da campanha “Maio Laranja”, mês dedicado ao combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes, com palestra ministrada pelo mágico Mauro Dias.
A palestra foi direcionada aos alunos do ensino fundamental das escolas E.E. “Profª Elide Apparecida Carlo”, E.E. “José Teixeira do Amaral” e também inseridos do programa Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos -SCFV. Os jovens assistiram a uma palestra única e envolvente ministrada por Mauro Dias, que conseguiu unir conscientização e entretenimento ao mesclar números de mágica com importantes conselhos sobre a prevenção do abuso e exploração sexual.
Na abertura do evento, Natalia Scalabrini dos Anjos, procuradora geral do município, enfatizou a necessidade de denunciar qualquer caso de abuso ou exploração sexual, destacando os canais disponíveis para que todos possam colaborar com a proteção dos jovens. “O município tem uma rede de proteção muito bem estabelecida e organizada, pronta para atender as crianças e adolescentes e construir uma comunidade mais segura”, disse a procuradora.
“A rede de proteção municipal está pronta e apta para atender qualquer necessidade”, informou Andréa Rossini Arjol, primeira-dama e psicóloga do Órgão Gestor. “De uma maneira lúdica, o mágico Mauro Dias conseguiu prender a atenção dos estudantes e transmitiu essa importante mensagem de conscientização sobre abusos contra crianças e adolescentes”, acrescentou.
Para Jaqueline de Oliveira, secretária municipal de Assistência Social, a palestra é uma ação essencial para construir uma comunidade mais informada e fortalecer a proteção das crianças e adolescentes. “Toda a equipe está de parabéns por trabalhar continuamente para que a rede de proteção do município esteja preparada para defender nossas crianças e nossos adolescentes”, afirmou.
“Temos diversos canais de denúncia para proteger as vítimas deste tipo de violência”, lembrou Zê Lima, coordenadora municipal da Assistência Social. “Se você for a vítima ou se você souber de algum caso de violência, disque 100”, reforçou.
Estiveram presentes diversas autoridades locais, entre elas o Prefeito Municipal, Márcio Arjol, a vereadora e presidente do Conselho Tutelar, Maria Ribeiro de Novaes Gregio, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Wederson do Livramento, David Vieira, sargento da Polícia Militar, além de outros policiais militares e diretoras das escolas presentes.