Urânia tem índice zero de larvas do mosquito da dengue, segundo LiRAa – Prefeitura Municipal de Urânia

Urânia tem índice zero de larvas do mosquito da dengue, segundo LiRAa

 Urânia tem índice zero de larvas do mosquito da dengue, segundo LiRAa

De acordo com a Avaliação de Densidade Larvária feita no mês de julho pela equipe de agentes de controle de vetores e agentes comunitários de saúde, a cidade de Urânia apresentou índice zero de larvas do mosquito aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus.

Os dados, informados pela Secretaria Municipal de Saúde de Urânia, são do Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes Aegypti (LIRAa), do Ministério da Saúde.

Para a secretária municipal de saúde, Alessandra Dias Marin, o resultado já era esperado por conta de todas as ações realizadas no município e do intenso trabalho de fiscalização e orientação da população, feito pela equipe de agentes de controle de vetores e agentes comunitários de saúde.

Conforme explicou a secretária, o trabalho de combate e prevenção do mosquito foi intensificado no ano 2017 e prolongado no ano de 2018. Estratégias elaboradas juntamente com o governo municipal foram traçadas como mutirões de limpeza em bairros da cidade, onde criadouros do mosquito foram recolhidos, além disso, foi criada a campanha “Combate Premiado” em que os participantes trocavam criadouros do aedes aegypti por 1 cupom para concorrer a um celular novinho.

Para comemorar o satisfatório índice, uma reunião de confraternização foi realizada no Centro de Saúde, na tarde de quarta-feira (12). Na ocasião, o prefeito Márcio Arjol e o vice-prefeito João Pega Lebre parabenizaram o trabalho árduo de todos os agentes municipais que juntamente com o apoio da população tornaram-se Urânia destaque no combate a dengue.
“Quero parabenizar a secretaria de saúde, todos os agentes do município, funcionários da Prefeitura e a população que ajudaram a reduzir este número”, enfatizou o prefeito.

Mesmo com o resultado favorável do LIRAa, o prefeito municipal informou que o trabalho dos agentes continua sendo feito normalmente, com visitas domiciliares e atividades de conscientização à população sobre os cuidados e como evitar a proliferação do mosquito da dengue.

Posts Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *