Equipe da Saúde promove conscientização na Semana de Enfrentamento do Escorpião – Prefeitura Municipal de Urânia

Equipe da Saúde promove conscientização na Semana de Enfrentamento do Escorpião

De 28 de agosto a 1º de setembro, acontece a “Semana Estadual de Enfrentamento do Escorpião no Estado de São Paulo” e a equipe de agentes de saúde promove a conscientização da população. Durante toda a semana são realizadas palestras nas escolas e visitas domiciliares com os agentes de saúde com distribuição de material informativo com detalhes sobre o tema.

De acordo com Davi César de Freitas, coordenador de Informação, Educação e Comunicação (IEC) na Vigilância em Saúde do município, “as ações de prevenção são constantes e, nesta semana, intensificamos o trabalho de conscientização para o controle dos escorpiões”.

A população deve colaborar adotando hábitos simples, tais como limpeza de quintais e terrenos, vedar caixa de gordura e esgoto, verificar o interior dos calçados, manter lixo fechado para evitar atração de insetos, que são alimento do escorpião, dentre outras medidas.

As espécies que causam mais acidentes no Estado de São Paulo são o escorpião amarelo e o escorpião marrom. Dentre os principais sintomas em caso de picada estão dor intensa, suor, aumento dos batimentos cardíacos e da respiração. Em casos mais graves, pode levar à morte. Em caso de acidente com escorpião, deve-se buscar atendimento imediatamente na Santa Casa ou na UPA.