Escola Livre de Teatro apresenta peça na Campanha Maio Laranja – Prefeitura Municipal de Urânia

Escola Livre de Teatro apresenta peça na Campanha Maio Laranja

Estudantes das Escolas Jose Teixeira do Amaral e Escola Elide Apparecida Carlos assistiram à peça teatral “Meu quarto, minha inocência”, apresentada pela Escola Livre de Teatro de Jales. A apresentação aconteceu no Projeto Sonho Meu e faz parte da Campanha Maio Laranja.

Na peça, os atores transitam entre o mundo das crianças com histórias muito parecidas com as suas, traçando um paralelo entre o medo e as incertezas de terem sofrido abuso ou exploração sexual que muitas crianças vivem. De forma lúdica e pela visão das próprias crianças, um pouco de suas vidas é revelado através apresentação teatral.

O evento foi conduzido pela Coordenadora Municipal de Assistência Social, Izenir F. de Lima Souza. “A Campanha Maio Laranja trata do combate e prevenção ao abuso e exploração sexual e é muito importante para nossas crianças e adolescentes, não apenas no mês da Campanha, mas sim o ano todo”, informou a Coordenadora. “Esquecer é permitir, lembrar é combater. Então faça bonito você também”, enfatizou.

“É um trabalho conjunto para prevenir os abusos e minimizar os danos, combater de forma séria”, disse a primeira-dama e psicóloga da Proteção Especial/Órgão Gestor, Andréa Rossini Arjol. “Em Urânia, as crianças têm a quem recorrer”, acrescentou.

De acordo com a Secretária Municipal de Assistência Social, Jaqueline Aparecida de Oliveira, “o objetivo da campanha é sensibilizar, informar, mobilizar e convidar toda sociedade a participar da luta em defesa dos direitos da criança e do adolescente”.

Segundo Wederson do Livramento, Chefe de Gabinete da Prefeitura e Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), que representou o Prefeito Márcio Arjol no evento, a Campanha Maio Laranja revela a importância do trabalho conjunto entre Poder Público e demais órgãos. “Apenas quando os órgãos de proteção atuam em conjunto é que podemos, de fato, proteger as crianças e os adolescentes”, informou.

A juíza Marcela Corrêa Dias de Souza, da comarca de Urânia, participou do evento e assegurou que a justiça está pronta para garantir direitos da criança e do adolescente e destacou a importância dos órgãos de proteção. A juíza acrescentou que as vítimas não devem se sentir culpadas, pois culpado é o adulto que não age forma correta.

Também estiveram presentes o Secretário Municipal de Esportes, Cultura e Turismo, Silvanei Cesar Marques Luiz, o Vereador e Conselheiro Tutelar Rodrigo Mota, Diretoras e Professores das Escolas Jose Teixeira do Amaral e Escola Elide Apparecida Carlos, além de membros dos órgãos de Assistência Social do município.

A apresentação do teatro faz parte da Campanha Maio Laranja, realizada pela Prefeitura Municipal de Urânia, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Projeto Sonho Meu.