Assistência Social de Urânia reúne grupos do SCFV e esclarece sobre os direitos das mulheres – Prefeitura Municipal de Urânia

Com o intuito de divulgar sobre a Campanha Agosto Lilás, mês que representa a conscientização e combate à violência contra a mulher, a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras Urânia), realizou na manhã da última quarta-feira (24), na sala de reuniões da Clínica da Mulher, um bate papo junto ao grupo de frequentadores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) na qual foram debatidos os direitos das mulheres.

Na oportunidade, a primeira-dama e técnica psicóloga do município, Andréa Arjol, apresentou uma cartilha elaborada em parceria com o curso de Psicologia da Faculdade Fama de Iturama (MG), com supervisão da professora Dra. Monalisa Leão, com o tema “Mulher: Direito de Ser – Violência contra a mulher: precisamos conversar”. “Este bate papo, é para sairmos daqui de forma a refletir sobre o nosso ‘ser’ mulher, é um momento para debatermos sobre a importância de todas nós na sociedade e se atentar aos sinais de violência em nosso meio”, pontuou Andréa.

O bate papo contou ainda com a participação do advogado e conselheiro tutelar do município Rodrigo Mota que esclareceu sobre a Lei Maria da Penha. “São 16 anos desta lei tão importante, que protege nossas mulheres. Qualquer tipo de manifestação que prive a liberdade deste grupo já é considerado uma violência, dentro de casa ou em ambiente externo. A denúncia pode ser feita de forma anônima”, completou Rodrigo. A parceria entre município e poder judiciário também se fez presente neste encontro. A juíza de Direito do Município, Dra. Marcela Correa Dias de Souza, esteve presente e falou ainda sobre a atuação deste poder na vida das mulheres que sofrem algum tipo de violência. “Reuniões como essa em que rede de proteção e judiciário se unem para esclarecer as dúvidas e se aproximar das demandas locais fortalecem as ações de prevenção do ciclo de violência contra às mulheres”, ressaltou a juíza.

Ao final do encontro, os participantes do projeto conheceram a estrutura física da Clínica da Mulher, que foi apresentada pela coordenadora Municipal de Saúde, Alessandra Dias Marin. “O município há um ano conta com esse espaço destinado às mulheres, estrutura completa com profissionais, equipamentos e atendimentos para nossa população feminina. Nossa clínica é pioneira e referência na região ”, destacou Alessandra.

Após apresentação do local, foi servido um delicioso café da manhã em homenagem às mulheres e também distribuída a cartilha com todas as informações apresentadas na palestra.