Campanha Setembro Amarelo envolve alunos da rede estadual de ensino em Urânia – Prefeitura Municipal de Urânia

Campanha Setembro Amarelo envolve alunos da rede estadual de ensino em Urânia

A Secretaria Municipal da Assistência Social de Urânia, através da equipe do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) com o apoio das escolas estaduais, E.E. “Profª Elide Apparecida Carlos” e E.E. “José Teixeira do Amaral” realizaram na manhã desta terça-feira, 28, uma atividade de panfletagem educativa sobre a importância da Campanha Setembro Amarelo.

Durante a atividade, os alunos das duas escolas acompanhados de professores e equipe Cras, entregaram no comércio local, panfletos que alertam para a importância sobre a valorização da vida.

Segundo a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Silvana Kamimura, parcerias como esta são de grande importância. “Neste mês de setembro trabalhamos a campanha junto a Secretaria Municipal de Saúde e Educação. O Cras em parceria com a equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF) realizou a gravação de um vídeo que foi disponibilizado nas redes sociais do Cras para sensibilizar e conscientizar a população sobre o Setembro Amarelo. Nesta terça-feira, finalizamos as ações junto as escolas estaduais. Na ação de hoje, os alunos criaram cartazes com frases como, ‘Escolha viver’, ‘Você importa’, ‘Você tem valor’, ‘Converse, escute, acompanhe e busque ajuda’, entre outras”, reforçou Silvana.

A Campanha Setembro Amarelo busca alertar que ninguém está sozinho. Desmistificando o silêncio sobre o suicídio e conscientizando as pessoas da necessidade de ouvir e estar atento a si mesmo e aos outros.

Para a secretária Municipal da Assistência Social, Jaqueline de Oliveira, saúde mental não é brincadeira. “Devemos saber a importância do Setembro Amarelo e apoiar aqueles que necessitam de empatia e compreensão. Não julgue, busque ajudar, seja com apoio ou informação. Para aqueles que caso não consigam lidar com seus sentimentos, busquem ajuda. Ninguém tem que estar só para enfrentar as batalhas”, afirmou Jaqueline.

É importante ressaltar que o Centro de Valorização à Vida (CVV) é um canal de apoio imediato, gratuito para as pessoas que estão em sofrimento. Basta discar 188, este é um serviço que realiza apoio emocional, 24h por dia.