30ª Festa do Peão de Urânia tem resultado positivo nas pesquisas realizadas pela Fatec Jales – Prefeitura Municipal de Urânia

Na opinião dos empresários locais, vendas aumentaram 64% para todos durante o período analisado

Através de uma importante parceria entre a Prefeitura Municipal de Urânia e a Faculdade de Tecnologia Professor José Camargo – Fatec Jales, por meio do Centro Regional de Inovação e Empreendedorismo – CRIE e Empresa Júnior Fourtec Júnior, foi divulgada neste mês de agosto, o resultado de duas pesquisas de opinião e satisfação realizadas no mês de junho em nosso município, especificamente no período referente as festividades da 30ª Festa do Peão Boiadeiro de Urânia e 17ª Feira Industrial, Comercial e Agrícola de Urânia – FICAU, em comemoração ao aniversário do município, com entrada franca.

Assim como em anos anteriores, a instituição Fatec executou um relevante projeto de pesquisa junto aos empresários locais sobre os efeitos econômicos gerados pelo evento e ouviu também, o público da festa, no Recinto de Exposições, onde revelou o grau de satisfação quanto aos principais aspectos da festa e a percepção desse mesmo público em relação ao turismo rural.

Em pesquisa no comércio central, na semana após o evento, os alunos da Fatec entrevistaram 22 empresários de diversos segmentos, com o objetivo de identificar o impacto da festa para o fomento das vendas. De acordo com os empresários, a festa foi muito positiva para a cidade, na qual, 64% dos entrevistados afirmaram um aumento das vendas para todas as empresas da cidade e 36% informaram um aumento apenas para alguns segmentos. De acordo com o relatório foi possível identificar a partir dessas informações que nenhum comerciante indicou diminuição de vendas ou estabilidade, sugerindo que todos têm uma visão de que a Festa do Peão de Boiadeiro de Urânia gera benefícios para os empresários locais, ou seja, um aumento significativo no faturamento.

Segundo a pesquisa, os resultados obtidos apontam ainda que, de forma geral, o comércio de Urânia obteve benefícios graças à Festa do Peão de Boiadeiro de Urânia. Ainda de acordo com a pesquisa, o faturamento da maioria das empresas aumentou, principalmente para aquelas do ramo de serviços, confecções e calçados. Na opinião dos comerciantes, ocorreu um aumento nas vendas para as empresas da cidade e, caso não houvesse a Festa do Peão, esse faturamento seria ruim, pelo menos para a metade das empresas analisadas. Por fim, a pesquisa indicou ainda que os comerciantes do município de Urânia são favoráveis à manutenção da Festa do Peão Boiadeiro de Urânia.

Durante a festa, na sexta-feira (10), os questionários foram aplicados por 10 alunos, monitorados e coordenados pelos professores responsáveis pelo projeto. Segundo o relatório final da pesquisa, os resultados também foram satisfatórios, na qual ambos, a Festa do Peão de Boiadeiro de Urânia, bem como o turismo rural, vem destacando-se em toda a região, agradando muito ao público, que fica na expectativa por novas edições, cada vez melhores.

Para o prefeito, Márcio Arjol os resultados confirmam que esse grande evento tem sua importante parcela no fomento da economia local. “Quem mora na cidade, compra no nosso comércio a roupa, o calçado, se produzem para prestigiar nossa festa, o que gera um resultado positivo em nossa economia. Durante os três dias, recebemos pessoas de toda parte, que neste período visitam a cidade para prestigiar o evento e acabam conhecendo um pouco do município através da Ficau, que é uma feira que expõe o que a cidade tem de mais importante, como é o caso do turismo. Através da feira os visitantes conhecem as opções e acabam voltando em outras oportunidades para vivenciar de perto as experiências do nosso turismo. Os resultados dessa importante pesquisa realizada pela Fatec Jales apontam que estamos no caminho certo”, afirmou o prefeito.

Os resultados das duas pesquisas foram entregues ao prefeito Márcio Arjol e ao presidente da Ficau, Anderson Chapichi, na quinta-feira (18), pelo diretor da Fatec Jales, Dr. Evanivaldo Castro Silva Junior, pelo coordenador do Curso Gestão Empresarial prof. Vitor Paulo Boldrin e parte dos integrantes do CRIE o prof. Sileno Ortin e as professoras Adriana Colombo e Marinalva Boldrin.

Confira, os gráficos das pesquisas realizadas com os comerciantes locais e com o público da 30ª Festa do Peão de Urânia.