30ª Festa do Peão de Urânia tem resultado positivo nas pesquisas realizadas pela Fatec Jales

 30ª Festa do Peão de Urânia tem resultado positivo nas pesquisas realizadas pela Fatec Jales

Na opinião dos empresários locais, vendas aumentaram 64% para todos durante o período analisado

Através de uma importante parceria entre a Prefeitura Municipal de Urânia e a Faculdade de Tecnologia Professor José Camargo – Fatec Jales, por meio do Centro Regional de Inovação e Empreendedorismo – CRIE e Empresa Júnior Fourtec Júnior, foi divulgada neste mês de agosto, o resultado de duas pesquisas de opinião e satisfação realizadas no mês de junho em nosso município, especificamente no período referente as festividades da 30ª Festa do Peão Boiadeiro de Urânia e 17ª Feira Industrial, Comercial e Agrícola de Urânia – FICAU, em comemoração ao aniversário do município, com entrada franca.

Assim como em anos anteriores, a instituição Fatec executou um relevante projeto de pesquisa junto aos empresários locais sobre os efeitos econômicos gerados pelo evento e ouviu também, o público da festa, no Recinto de Exposições, onde revelou o grau de satisfação quanto aos principais aspectos da festa e a percepção desse mesmo público em relação ao turismo rural.

Em pesquisa no comércio central, na semana após o evento, os alunos da Fatec entrevistaram 22 empresários de diversos segmentos, com o objetivo de identificar o impacto da festa para o fomento das vendas. De acordo com os empresários, a festa foi muito positiva para a cidade, na qual, 64% dos entrevistados afirmaram um aumento das vendas para todas as empresas da cidade e 36% informaram um aumento apenas para alguns segmentos. De acordo com o relatório foi possível identificar a partir dessas informações que nenhum comerciante indicou diminuição de vendas ou estabilidade, sugerindo que todos têm uma visão de que a Festa do Peão de Boiadeiro de Urânia gera benefícios para os empresários locais, ou seja, um aumento significativo no faturamento.

Segundo a pesquisa, os resultados obtidos apontam ainda que, de forma geral, o comércio de Urânia obteve benefícios graças à Festa do Peão de Boiadeiro de Urânia. Ainda de acordo com a pesquisa, o faturamento da maioria das empresas aumentou, principalmente para aquelas do ramo de serviços, confecções e calçados. Na opinião dos comerciantes, ocorreu um aumento nas vendas para as empresas da cidade e, caso não houvesse a Festa do Peão, esse faturamento seria ruim, pelo menos para a metade das empresas analisadas. Por fim, a pesquisa indicou ainda que os comerciantes do município de Urânia são favoráveis à manutenção da Festa do Peão Boiadeiro de Urânia.

Durante a festa, na sexta-feira (10), os questionários foram aplicados por 10 alunos, monitorados e coordenados pelos professores responsáveis pelo projeto. Segundo o relatório final da pesquisa, os resultados também foram satisfatórios, na qual ambos, a Festa do Peão de Boiadeiro de Urânia, bem como o turismo rural, vem destacando-se em toda a região, agradando muito ao público, que fica na expectativa por novas edições, cada vez melhores.

Para o prefeito, Márcio Arjol os resultados confirmam que esse grande evento tem sua importante parcela no fomento da economia local. “Quem mora na cidade, compra no nosso comércio a roupa, o calçado, se produzem para prestigiar nossa festa, o que gera um resultado positivo em nossa economia. Durante os três dias, recebemos pessoas de toda parte, que neste período visitam a cidade para prestigiar o evento e acabam conhecendo um pouco do município através da Ficau, que é uma feira que expõe o que a cidade tem de mais importante, como é o caso do turismo. Através da feira os visitantes conhecem as opções e acabam voltando em outras oportunidades para vivenciar de perto as experiências do nosso turismo. Os resultados dessa importante pesquisa realizada pela Fatec Jales apontam que estamos no caminho certo”, afirmou o prefeito.

Os resultados das duas pesquisas foram entregues ao prefeito Márcio Arjol e ao presidente da Ficau, Anderson Chapichi, na quinta-feira (18), pelo diretor da Fatec Jales, Dr. Evanivaldo Castro Silva Junior, pelo coordenador do Curso Gestão Empresarial prof. Vitor Paulo Boldrin e parte dos integrantes do CRIE o prof. Sileno Ortin e as professoras Adriana Colombo e Marinalva Boldrin.

Confira, os gráficos das pesquisas realizadas com os comerciantes locais e com o público da 30ª Festa do Peão de Urânia.

Posts Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *