2° Conferência Municipal de Saúde em Urânia – Prefeitura Municipal de Urânia

2° Conferência Municipal de Saúde em Urânia

Na última tarde de sexta-feira (29), aconteceu em Urânia a 2° Conferência Municipal de Saúde na Câmara Municipal.

Contou com a presença dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), os profissionais de saúde da cidade, Secretária da Saúde Alessandra Dias Marin, a palestrante Enfermeira da unidade rural de saúde – Silvia Maria Germano de Rezende e do Padre Eduardo Lima.

A Conferência Nacional de Saúde acontece de quatro em quatro anos e tem três etapas: municipal, estadual e nacional.

Todas as etapas têm participação dos usuários, trabalhadores e gestores de saúde. A conferência tem por objetivo estabelecer propostas para os planos plurianuais de saúde do município do estado e da união.

“Foi satisfatório participar dessa 2° Conferência Municipal de Saúde de Urânia que também foi etapa municipal da 16° Conferência Nacional de Saúde. Tratamos do tema (Democracia e Saúde – Saúde como direito e consolidação dos princípios e financiamento do SUS). O resultado foi positivo, conseguimos propostas para o nível municipal, estadual e nacional e esperamos que essas propostas sejam levadas adiante e que elas retornem como melhorias na saúde pública.” – relata Silvia Maria Germano de Rezende.

Após a conferência o Padre Eduardo Lima relatou a missão Univida realizada na Amazônia, organizado pelo mesmo com apoio de voluntários da cidade de Urânia e com a Igreja Católica em janeiro desse ano onde foram prestados serviços básicos de saúde.